Semana da Criança com Festival de Teatro de Bonecos em Igarassu

Postado em 10/10/2022

A prefeitura de Igarassu apoia e promove o 1º Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu (FETEBI), que acontece a partir desta quinta-feira (13) até o domingo (16) com espetáculos gratuitos para todas as idades.

O evento acontece na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura, e homenageia o igarassuense José Vitorino Freire, o Mestre bonequeiro Vitorino, que manuseia mamulengos, fantoches típicos do nordeste brasileiro, especialmente de Pernambuco.

A realização do evento é do Espaço Cultural Vovozito e Grupo Mulungu, com a produção de André Falcão; o projeto inaugural conta, ainda, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e diversas indústrias e empreendimentos locais, como a Settrans Logística e a empresa Itamaracá Transportes.

A secretaria executiva de Cultura tem como missão contemplar e promover todos os segmentos artísticos da cidade e a gestão da prefeita professora Elcione Ramos valoriza a expressão como forma de trazer ludicidade e entretenimento à população.

“A manipulação de bonecos é tradicional em Igarassu. Suas histórias que encantam e divertem nos remetem à época colonial, quando surgiu essa forma de expressão. A pluralidade do FETEBI oferece uma ampla agenda para as pessoas”, declarou a gestora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

• Alguns espetáculos contarão com acessibilidade em LIBRAS, consulte a produção.

13/10 ABERTURA DO FESTIVAL (quinta-feira)

POLO: PRAÇA DA BANDEIRA

14H – Chegada do cortejo dos bonecos com Boi cutia e suas brincadeiras (Grupo cultural boi cutia / Recife-PE)

15h – Cerimônia de Abertura