Monumentos Históricos

Sítio Histórico de Igarassu

O Sítio Histórico de Igarassu tem uma área de aproximadamente meio quilômetro quadrado (396 202 metros quadrados). É um dos conjuntos arquitetônicos civis e religiosos mais antigos e mais bem conservados do Estado de Pernambuco. É o lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade. Há museus e igrejas no seu Centro Histórico, assim como um interessante casario. O conjunto histórico do nucleamento da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Merece destaque a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a igreja católica mais antiga do Brasil. Igarassu possui um dos mais antigos instituto histórico e geográfico do Brasil, que é o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE IGARASSU – PE,com 60 anos em atividade.

Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião

A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535 e é a igreja católica mais antiga de todo o país. Está localizada no Sítio Histórico de Igarassu, e está dedicada aos padroeiros da cidade. Todos os anos, no dia 27 de setembro, realiza-se nas suas imediações a Festa de Santos Cosme e Damião, considerada uma das festas populares mais antigas do Brasil. No ano de 1951, foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Convento do Sagrado Coração de Jesus

O Convento do Sagrado Coração de Jesus está localizado no Sítio Histórico de Igarassu, Largo dos Santos Cosme e Damião, perto da Igreja Matriz. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua Igreja, cujo interior encontram-se guardadas quatro belas imagens de tamanho natural.

Museu Histórico de Igarassu

Fundado em 24 de janeiro de 1954 por José Eduardo da Silva Brito – então presidente do Instituto Histórico de Igarassu. Em 1972, não tendo como manter o acervo, o instituto, através de convênio, repassou para a Prefeitura Municipal de Igarassu a administração do museu que, atualmente, ocupa três casas do século XVIII. Tais casas foram adquiridas com recurso próprio do Instituto Histórico de Igarassu. Seu acervo é composto por 250 peças, entre documentos, peças sacras, armas e numismática.

Casa de Câmara e Cadeia

A Casa de Câmara e Cadeia de Igarassu foi construída a meados do século XVIII e foi a de maiores dimensões até a construção no século XIX da Casa de Detenção do Recife. Está localizada no Sítio Histórico, Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião.

Marco de Pedra

O Marco de Pedra é um monumento formado por uma estrutura quadrangular, sobre a qual está situada uma coluna cilíndrica decorada com o escudo das quinas. Era o ponto que delimitava, nas suas origens, as capitanias de Pernambuco e Itamaracá.

Convento de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI. Foi o terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilobarroco, no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e, mais tarde, no ano de 1848, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente, é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.

Museu Pinacoteca de Igarassu

O Museu Pinacoteca de Igarassu está localizado na Rua Barbosa Lima, no Convento de Santo Antônio. Foi inaugurado no ano de 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII, destacando os que pertencem à Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, que nos mostram os momentos históricos mais importantes do Estado de Pernambuco.

Capela de Nossa Senhora do Livramento

A Capela de Nossa Senhora do Livramento está situada ao lado da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira. Possui uma só cúpula em estilo barroco, construída no século XVIII pelos habitantes da Vila de Igarassu.

Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião está localizada no Largo de São Sebastião, Sítio Histórico de Igarassu. Em estilo barroco com influência maneirista, construído no século XVIII é muito parecida com a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. Destaca-se sua única torre campanário situada a um dos lados da sua fachada principal.

Refúgio Ecológico Charles Darwin

O Refúgio Charles Darwin é uma instituição particular localizada no município de Igarassu com mais de 40 anos. Tem uma extensão de 60 hectares e está situado no interior de uma reserva de mata atlântica, a 8 quilômetros do Sítio Histórico. Sua principal função é a de realizar um trabalho de educação ambiental e conservação da natureza. No decorrer de todo o ano, é visitada por numerosas escolas e universidades que, acompanhados de monitores especializados, recebem informações sobre a flora e fauna da região e a importância da conservação da Mata Atlântica.


Compartilhe