Culinária, religião, artes e apresentação cultural em comemoração aos padroeiros de Igarassu

Postado em 27/07/2022

Vacinação contra Covid e missa solene com as relíquias dos santos Cosme e Damião fazem parte da programação

A prefeitura de Igarassu e a Paróquia da cidade irão promover em todo dia 27 de cada mês, um momento de festividade para comemoração dos seus padroeiros, os santos Cosme e Damião. O objetivo é festejar o turismo religioso, além da gastronomia, artesanato e cultura local, com serviço da Saúde.

Na próxima edição, que ocorre nesta quarta-feira (27), às 15h, a Matriz dos Santos Cosme e Damião celebra a missa com apresentação das relíquias dos Santos e a partir das 17h , em frente à igreja, localizada no Sítio Histórico, terá ferinha típica com os empreendedores da cidade e apresentação cultural de grupos de capoeira locais; além disso, a visitação ao Museu histórico da Cidade estará liberada. A igreja que, recentemente, teve seu Altar -Mor requalificado, também estará disponível com Espaço Café, localizado no primeiro pavimento da casa paroquial.

Além disso, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco e o Conselho de Farmácia do estado estarão presentes em cooperação com a equipe da secretaria de Saúde, pois além de padroeiros da cidade, os santos eram médicos e farmacêuticos, lembrados por fiéis com muitos pedidos atendidos e considerados por milagres. Durante o evento, a secretaria municipal de Saúde irá ofertar teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), aferimento de pressão arterial e distribuição de preservativos, além da vacinação contra Covid disponível de forma itinerante.

A iniciativa, inédita na região, é a preparação para a culminância do dia 27 de setembro, Igarassu, uma das mais antigas cidades do Brasil, completará 487 anos. Os eventos mensais são realizados por meio da prefeitura, através da secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, contando com apoio da Paróquia de Igarassu, que tradicionalmente celebra a missa nesses dias para os fiéis que louvam e são devotos dos santos gêmeos.


Compartilhe

Todas as notícias...