Neste ano, a cidade que foi o primeiro núcleo de povoamento do Brasil representou o país nos Prêmios Lusófonos da Criatividade, sediado na Europa, em Portugal, através da iconografia elaborada pela agência de publicidade Gerens.
O projeto da agência recifense, especializada em neuromarketing, venceu na categoria “Design Sinalética”, na última quinta-feira (14). Diversos elementos de Igarassu, como as belezas naturais, gastronomia, arquitetura (como os edifícios religiosos) e o Sítio Histórico serviram de inspiração para o trabalho artístico.
A prefeitura de Igarassu, por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, firmou uma parceria com a Gerens para fortalecer a vocação turística da cidade e agregar valor à economia criativa (artesãos, mestres e artistas locais).
Para a prefeita professora Elcione Ramos, 2023 é o ano com olhar especial para o turismo: “Vamos fortalecer as iniciativas que já temos, como a Casa do Artesão, onde funciona também o Centro de Atendimento ao Turista, preservar nosso patrimônio e desenvolver novas ideias”. Para ela, o prêmio do festival internacional simboliza “um reconhecimento significativo do potencial de Igarassu, não só como atração nacional, mas internacional”, destacou a gestora.
“Tão importante quanto o reconhecimento internacional, é ter a satisfação de poder colaborar com o fortalecimento da economia criativa e promover novas possibilidades para artesãos, mestres e artistas em geral. É divulgar um pouquinho de Igarassu e Pernambuco para o mundo”, completa o diretor de comunicação, Valdênio Rodrigues.