Ouvidoria
O que é a ouvidoria pública?
É uma unidade do setor público, que acolhe as demandas dos cidadãos, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. A Ouvidoria é um
interlocutor entre o cidadão e a administração pública – o conjunto dos órgãos, entidades e agentes públicos dos diversos setores de atuação do Estado em nível federal, estadual e municipal. (CARTILHA DE OUVIDORIA MUNICIPAL, Estado de São Paulo)
Em Igarassu, a população tem acesso à Ouvidoria Geral, para manifesta-se em relação a qualquer situação pertinente ao município de Igarassu e também temos a Ouvidoria da Saúde, especializada em ouvir e responder nossa população referente a situações da saúde de nosso município.
Canais de entrada:
Você pode contatar a Ouvidoria Geral de Igarassu da seguinte forma:
Telefone/whatsapp: (81) 99119-9886
e-email: ouvidoria@igarassu.pe.gov.br
Você pode contatar a Ouvidoria da Saúde de Igarassu da seguinte forma:
Telefone/whatsapp: (81) 99154-1440
e-email: ouvidoriasaudeigarassu@gmail.com
Poderá comparecer pessoalmente em ambas no seguinte endereço:
Praça da Bandeira, 14, Centro – Igarassu/PE. CEP 53610-610
Ou poderá fazer sua manifestação através do Sistema de Ouvidoria de Igarassu clicando no botão “Registrar Manifestação” aqui no site ou pelo link:
https://ouvidoria.igarassu.pe.gov.br
FAQ
RECLAMAÇÃO: Sempre que fizer contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para realizar uma solicitação, após decorrido o prazo fornecido para solução da demanda e o contratempo não for resolvido, você poderá abrir um chamado junto ao setor de Ouvidoria, ou reclamar de mal atendimento ou descumprimento de obrigações governamentais.
ELOGIO: Sempre que desejar elogiar algum atendimento recebido.
DENÚNCIA: Sempre que precisar realizar qualquer tipo de denúncia.
SUGESTÃO: Sempre que optar por sugerir qualquer tipo de melhoria.
SOLICITAÇÃO: Sempre que tiver dúvidas ou solicitações
ACESSO À INFORMAÇÃO: Solicitar dados públicos da prefeitura de Igarassu.
SIMPLIFIQUE: Sugerir melhorias na burocracia do setor público.
Com exceção de denúncia e reclamação, o cidadão deve se identificar, pois, sua questão será analisada e depois será dada uma resposta formal sobre a manifestação.
Não, não é possível identificar no sistema a pessoa que fez a denuncia, pois, esses dados não são registrados.
No registro da manifestação é gerado um número de protocolo único, com esse número em mãos é possível ligar para algumas das ouvidorias e solicitar saber do andamento ou entrar no sistema e verificar a resposta.
Por padrão, a prefeitura de Igarassu responderá em até 20 dias, porém, é claro, que algumas solicitações serão respondidas na hora.