Igarassu é o primeiro município a receber o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), através do Presídio de Igarassu. Na última quarta-feira (21), a secretária de Educação municipal, Andreika Asseker, acompanhada da diretora de ensino municipal, Jacqueline Sales, e de uma equipe do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), composta pela reitora Anália Ribeiro, gestores da Reitoria e do Campus Igarassu, realizou visita à unidade para conferir o local onde serão capacitados com ensino médio e o curso técnico de almixarife, mais de 40 jovens.
A visita foi guiada pelo diretor do presídio, Charles Belarmino, e pelos agentes penitenciários Maria das Graças e Carlos Henrique. A equipe do Secretaria de Educação também teve a oportunidade de conhecer as iniciativas laborais e lúdicas desenvolvidas pela equipe do presídio, como as oficinas de trabalho, bibliotecas e espaços de convivência para os filhos dos presos em períodos de visitas.
O projeto piloto nos estabelecimentos penais resulta de um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com a parceria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e apoio da Secretaria de Educação Municipal.