Este ano os festejos juninos terão o tema: “ Tradição de verdade em todo canto da cidade”
Em 2017, quem gosta de São João de verdade, já tem onde ir. São João como antigamente, daquele que a gente só encontra lá longe no interior, agora tem também aqui pertinho, a 36 km da capital pernambucana, em Igarassu. A gestão municipal programou o circuito dos festejos, com quermesse, vila junina, bandeirinha e fogueira estalando, gastronomia do milho, burrinho enfeitado, traque de massa e estrelinha. O objetivo da programação, que acontece de 9 a 30 de junho, é valorizar a família reunida pelas tradições.
O Circuito Junino terá início com a festa de Santo Antônio, no próximo dia 9, a prefeitura também programou dois polos principais. No Sitio Histórico será montada uma vila junina com feira de artesanato, parque de diversões, polo gastronômico e o pavilhão do forró. Em cruz de Rebouças acontece o Arraiá do Gonzagão com o tradicional concurso de quadrilhas juninas. A festa também se espalha nos distritos de Três Ladeiras e Nova Cruz. Além da Forródrilha que leva animação percorrendo principais avenidas da cidade.
Os festejos juninos de Igarassu resgatam também, uma programação lúdica com o objetivo de brincar e dançar em paz com a família, crianças e com os amigos. Essa é a proposta do São João de Igarassu, uma cidade histórica, onde os fundadores portugueses construíram a primeira igreja do Brasil, que continua em atividade até hoje, dos Santos Cosme e Damião. Um município que conserva casas e monumentos do século XVI, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É nesse cenário bucólico e deslumbrante que o Circuito Junino cidade vai oferecer aos amantes da festa.
Foto: Ivanildo Pedro / SECOM