A prefeitura de Igarassu lançou nesta segunda-feira (21/10), decreto emergencial criando o Comitê de Controle e Mitigação de Desastres Ambientais, com o objetivo de atrelar juridicamente e administrativamente, ações voltadas ao controle de desastres no meio ambiente da região. A coordenação conjunta, é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência de Meio Ambiente e está atuando no monitoramento de controle de impactos no litoral. Com o surgimento de resíduos fósseis (petróleo) nas praias de Pernambuco e chance de atingir a nossa rica área de praias (Ilhota Coroa do Avião, praia do Capitão/Mangue Seco , incluindo o manguezal), foi necessário criar medidas de prevenção que, irão minimizar esses possíveis impactos.
O decreto foi lançado após reunião entre prefeito Mário Ricardo, a vice-prefeita professora Elcione Ramos, secretários municipais, técnicos em Meio Ambiente e gestores. Órgãos ligados à pesca em Igarassu, Colônia Z20, Associação de Pescadores A 11 e o Sindicato da Pesca indicam cerca de 3.500 pescadores atuando economicamente na cidade , sedo que em cada 10 trabalhadores da pesca , sete são marisqueiros. Além de evitar o prejuízo ao meio ambiente e turismo na cidade, o comitê tenta preservar a fonte de renda de trabalhadores ligados as atividades de pesca.
Voluntários do Mangue estão autuando com apoio de barcos no monitoramento junto às praias, e um telefone celular -( 81) 9 9125 4822 - está funcionando 24 horas para receber possíveis denúncias de aparecimento do óleo no litoral ou mangue de Igarassu. Na tarde desta segunda, técnicos do Meio Ambiente irão sobrevoar a costa para avaliar possíveis impactos na praias da região.