A cerimônia reuniu representantes do poder público, empresários e técnicos do setor, reforçando a importância da atualização do documento criado há quase duas décadas, em 2006.
A Prefeitura de Igarassu apresentou no Centro de Artes da cidade o novo Plano Diretor Participativo, na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro.
O documento define diretrizes para o crescimento urbano alinhado à preservação ambiental, atenção à crise climática e ao estímulo econômico.
A cerimônia reuniu representantes do poder público, empresários e técnicos do setor, reforçando a importância da atualização do documento criado há quase duas décadas, em 2006.
A prefeita professora Elcione Ramos ressaltou o potencial do município.
"Nossa Igarassu é secular, mas não deveríamos ter uma política do passado. Chegamos ao patamar de sermos a quinta melhor cidade para investir em indústria, temos riquezas naturais, patrimônio histórico e turismo. Estamos conduzindo esse processo de forma transparente para que o desenvolvimento aconteça, mas sem comprometer nossas raízes", afirmou.
O arquiteto Fred Moreira Lima, um dos responsáveis pela concepção técnica do plano, destacou os avanços da nova proposta.
"Antes, o zoneamento apresentava muita informalidade. Agora, estamos alinhados ao mercado, garantindo segurança jurídica e estímulo para novos empreendimentos", explicou.
O secretário de Governo, César Ramos, destacou a posição estratégica da cidade e a importância do setor privado nesse processo.
"O novo plano proporciona segurança para investidores e fortalece o ambiente de negócios, criando oportunidades e gerando empregos. Mas, além de tudo, reposiciona Igarassu na sua função metropolitana e lhe dá notoriedade", defendeu.
Durante a apresentação, também foi lançada a nova identidade visual da conta Instagram Descubra Igarassu, reforçando a imagem local como destino turístico.
O conceito une elementos que remetem ao verão e à história local, destacando o município como a "cidade mãe de Pernambuco". Ricardo Góes, secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, enfatiza o projeto para alavancar o turismo local.
O vice-prefeito Amaury Henrique, também secretário da Cidade, enfatizou a importância dessa estratégia.
"Nosso turismo tem um enorme potencial. Fortalecer nossa identidade e divulgar as belezas do município atrairá mais visitantes e fomentará a economia", pontuou.
O presidente da Câmara, Maguila, destacou a necessidade de ordenamento territorial. "Vamos intensificar campanhas educativas e preventivas para evitar ampliações irregulares, garantindo um crescimento urbano sustentável", declarou.
Além dele, os vereadores Érica Uchôa, Elvis Henrique, Son Albuquerque e Leônidas Fofão também participaram do evento, reforçando o compromisso da Casa de Duarte Coelho com o planejamento urbano da cidade.
A apresentação do Plano Diretor contou com a presença de diversos empresários, entre eles: Ludmila Menelau (Água Viva Participações), Carlos Hermann (Memorial Bela Vista), Walter (Aeródromo Coroa do Avião), Wictor Barros (WB Perfurações de Poços), Avelar de Castro (ACLF Empreendimentos) e Eduardo Godoy (Shopping Igarassu).
Assim, com a aprovação do Plano Diretor, Igarassu se posiciona estrategicamente para um futuro mais sustentável, com olhar atento às rápidas mudanças climáticas, e criando condições favoráveis à economia