Através de parceria do programa Juventude Presente da secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos do governo estadual , a prefeitura de Igarassu criou um braço desta conceituada ação e lançou o projeto municipal Juventude que Faz História.
Hoje, a cidade ganha com os dois projetos exitosos cujo foco é motivar a juventude das periferias , através do estímulo à profissionalização com atividades focadas na economia criativa e esportes, sempre buscando a integração social e evitar que esses jovens circulem no mundo das drogas.
Em Igarassu, estão mobilizados vários facilitadores do município, os chamados oficineiros. Para o programa Juventude Presente, a cidade oferece a logística, infraestrutura e o Estado entra com material e o pagamento dos instrutores, uma parceria que está dando certo e anima o público local , que tem buscado na prefeitura uma forma nova de aprender e empreender.
A gestão da prefeita professora Elcione Ramos já ofertou 20 oficinas voltadas para o futebol, grafitagem, capoeira, percussão, além de arte e reciclagem, todas com foco no meio ambiente. Foi devida a alta procura que a prefeitura criou o projeto Juventude que Faz História. Neste mês do aniversário de 486 anos de Igarassu, a secretaria de Políticas Sociais, Desenvolvimento Social e Habitação com o apoio das secretarias de Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, comemora a iniciativa com os jovens da cidade, na faixa etária dos 12 aos 29 anos.