A prefeitura de Igarassu , através da secretaria de Meio Ambiente e Agência de Meio Ambiente, diante do desastre ambiental com as machas de óleo no litoral, protocolou na manhã desta quarta-feira (23) , oficio de solicitação, ao governo do Estado, de cooperação técnica para o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual, os EPI´s. O documento foi entregue na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
O óleo chegou inicialmente no litoral sul pernambucano e agora avança para o norte, atingindo a praia do Janga em Paulista, e seguindo a orientação de órgãos competentes e equipe técnica da gestão municipal , a prefeitura se programa de forma proativa para a possibilidade de controlar e remediar esses resíduos caso, que possam chegar às praias do Capitão/Mangue Seco, Coroa do Avião e áreas estuarinas.
Segue a lista de recursos materiais demandados para as ações de controle:
- Bota de borracha tipo sete léguas;
- Luvas em pvc (não pode ser de látex);
- saco plástico;
- pá quadrada;
- carro de mão;
- tonéis, baldes em pvc;
- água mineral;
- máscara;
- veículo para transporte dos resíduos;
- bloqueador solar.
A prefeitura continua em permanente monitoramento com o apoio de um helicóptero do Aeródromo Coroa do Avião (ACA) e de um equipamento de drone para realizar as filmagens .