O dia D tem como objetivo promover a inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho, e acontecerá no proximo dia 28/09 (sexta-feira) na avenida 27 de agosto, em frente ao Convento, no Sitio Histórico de Igarassu. A ação é realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e vai reunir cerca de 30 empresas que buscam mão de obra para o comércio, indústria e serviços.
De acordo com Domingos Sávio, coordenador da Pessoa com Deficiência de Igarassu, essa é a segunda vez que o municipio integra a ação. “ No ano passado, Iagarassu se destacou entre as cidades, porque em Pernambuco foi aqui onde mais se contratou “ , explica. Ainda segundo Sávio, 32 % das pessoas inscritas conseguiram ocupação formal. Ainda de acordo com Sávio, vários serviços são ofertados durante a ação.” Vai ser possível tirar documentos , como carteira de identidade, de Trabalho e dar entrada no cartão livre acesso bem como conseguir a emissão do laudo que caracteriza a deficiencia”, completa.
Ao todo, existem, no Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência, de acordo com o Ministério do Trabalho. Um dos mecanismos federais para reduzir a desigualdade foi a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura direitos a essa população ao impulsionar o acesso à educação e à saúde. No campo do trabalho, empresas com mais de 100 empregados ficam obrigadas a contratar pelo menos um funcionário com algum tipo de deficiência.
O coordenador estadual do Dia D, Fernando Sampaio, auditor do Ministério do Trabalho está otimista com a ação que acontecerá em Igarassu. “ Cada candidato pode receber várias indicações e a expectativa e de que muitos sejam aproveitados.” Explica. Por outro lado, Fernando lembra que nem todo tipo de limitação, caracteriza a deficiência. “ É preciso que um laudo constate a deficiência “, explica. Por isso uma equipe de médicos vai estar no local para fazer as avaliações e emissão dos laudos.
Uma forma de agilizar o processo é fazer uma pré inscrição através do Whatsapp- 99963-9565 e levar a ficha impressa. Sendo assim a pessoa pode evitar espera desnecessária.É importante levar RG, CPF, carteira de trabalho, laudo caracterizador da deficiência e currículo profissional.