O Litoral Norte agora conta com um Centro Especializado Casinha Azul de Igarassu (Cecai), um espaço preparado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para atender crianças portadoras do Transtorno Espectro Altista (TEA). O centro foi inaugurado nesta quarta-feira (25), e já está funcionando na Policlínica São Lucas, em Cruz de Rebouças.
Os pacientes já diagnosticados com o TEA, depois que eles passarem por uma triagem, receberão atendimentos nas áreas de neuro-pediatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia. O Cecai, tem dois objetivos primordiais, oferecer tratamento a essas crianças e familiares, reconhecendo o direito ao acesso, e promover inclusão social dessas crianças, através de atividades em grupo, dependo do grau de autismo de cada uma.
Para as mães e pais, é um alívio um espaço assim, capacitado para receber essas crianças especiais. "Vai ser maravilhoso. Não temos condição de pagar por atendimentos caros e aqui vamos ter uma equipe multidisciplinar cuidando dos nossos filhos. Meu filho Osmar, de três anos, já foi pra uma escolinha de bairro e particular mas não recebeu o tratamento adequado lá então vou tentar colocar ele numa escola municipal, com monitor acompanhando e aqui vai ser uma ajuda e tanto", comemora a mãe e professora Hortência Maria Fernandes, 33 anos.
O prefeito Mario Ricardo acredita que a inauguração é a realização de um sonho. "Aqui não temos trabalho feito por uma pessoa. Tudo que conseguimos realizar é fruto de muita união. É com muita felicidade que vamos dar assistência às crianças autistas e suas famílias. Queremos que todos se sintam acolhidos aqui na Casinha Azul, o espaço é de todos!" comemora o prefeito.
