O objetivo da secretaria de Meio Ambiente com o programa é erradicar o ponto irregular de lixo na entrada dos Arrombados (PE-14), através da limpeza, com a criação do Bosque da Memória, e ainda com o plantio de mudas da mata atlântica, resultando em um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e os profissionais de saúde que deram sua vida lutando na linha de frente no combate ao vírus na cidade.
A campanha é uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica - RMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica, desenvolvida de forma participativa e colaborativa. Está aberta às pessoas e instituições interessadas, contando, desde o início, com várias entidades parceiras como a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar - APOENA e a Associação Mico-Leão-Dourado - AMLD.
A campanha Bosques da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação em esperança na Mata Atlântica, marca o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 declarada pela ONU. O Bosque da Memória - Sandra Rufino foi lançada neste dia 09/03 na Entrada dos Arrombados - Estrada de Nova Cruz/ PE-14.