Neste último sábado (15) e domingo (16), o Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, no Centro, foi palco da abertura oficial da temporada 2025 da Liga Pernambucana de Futsal, recebendo um total de 19 jogos em dois dias de competição.
Assim, a abertura da liga, realizada em parceria com a prefeitura de Igarassu, marcou o início de um calendário repleto de eventos que promete agitar o esporte na região metropolitana do Recife.
A escolha da cidade para sediar a abertura da Liga não foi por acaso. O município já possui um histórico de sucesso com o esporte, tendo sido sede da primeira Liga Norte-Nordeste. Franklin Silva, presidente da Liga Pernambucana, destacou a importância da parceria com a prefeitura e a expectativa de crescimento contínuo da competição, com a inclusão de novas equipes e a interiorização dos jogos. "A gente precisa inovar a cada ano, seja na mídia, na parte técnica ou audiovisual. As equipes cobram isso da gente", afirmou o presidente.
O evento contou com jogos de diversas categorias, do sub-8 ao adulto, demonstrando o compromisso da Liga em promover o futsal para todas as idades. A organização destacou a interação com crianças, jovens, pais e equipes como um dos pilares do sucesso da competição, buscando fortalecer o sentimento de pertencimento e a importância de cada participante.
Para o restante do ano, a Liga Pernambucana planeja uma série de competições, incluindo a Copa da Liga, a Liga Norte e Nordeste (que acontecerá em Fortaleza, Ceará), e a Liga Pernambucana de Futsal, que definirá o grande campeão do ano e garantirá uma vaga na Liga Nordeste em 2026. Todas as categorias, do sub-8 ao adulto, participarão de todas as etapas, disputando a vaga regional.
O diretor de Esportes de Igarassu, Philco, destacou a importância de sediar as competições de futsal na cidade: “A iniciativa eleva o nível do esporte local, atrai público e movimenta a economia. A presença de jovens atletas locais é um ponto positivo, assim como o público diferenciado e numeroso que prestigia os eventos.” A parceria com Franklin, presidente da Liga, também foi fundamental, contribuindo para o engrandecimento do esporte na cidade e promovendo a prática esportiva com qualidade, completou o diretor.
A Liga Pernambucana também anunciou a utilização de diversos ginásios na região metropolitana do Recife para sediar os jogos, incluindo o próprio Jota Raposo em Igarassu, Santos Dumont, Arrudinha, Ilha do Retiro, Aflitos, Círculo Militar e o CT do Retrô, em Camaragibe. A expectativa é realizar eventos com um número variável de jogos, podendo chegar a até 20 jogos em um único dia. A organização busca criar uma experiência completa, transformando cada evento em um grande espetáculo esportivo.
Fotos: Wagner Cavalcanti