Em uma parceria estratégica, a Prefeitura de Igarassu, o SEBRAE-PE e o SENAI-PE irão oferecer, gratuitamente, consultorias em eficiência energética para indústrias do município, por meio do programa “Mais energia, menos custos”. A ideia é auxiliar as empresas a reduzirem seu consumo energético por meio de soluções eficazes que permitem a otimização no uso da energia elétrica, impulsionando a produtividade, além de aumentar a segurança nos ambientes fabris. Ao todo, a expectativa é beneficiar 55 indústrias até o fim deste ano, de todos os segmentos, sendo 50 vagas para negócios de micro e pequeno portes.
Realizado com o apoio da FIEPE e da Neoenergia, o programa é dividido em duas etapas. Na primeira, é elaborado um pré-diagnóstico, por meio da base histórica de consumo da empresa. Com as informações, já é possível estimar o potencial de redução no consumo e sugerir soluções rápidas e de baixo para garantir a economia. Já na segunda fase, há a elaboração de um projeto completo de eficiência energética, com soluções que vão desde revisão de leiaute até a troca de equipamentos. Em um projeto-piloto realizado em 11 panificadoras do município no ano passado, a redução média na conta de energia alcançou 16%.
Coordenador de Negócios e Parcerias do SENAI-PE, Fábio Luna ressalta que as indústrias também podem ser beneficiadas com a elaboração de estudos de viabilidade da implantação de usinas fotovoltaicas. “Nesta consultoria, conseguimos identificar pontos de melhoria que podem resultar no menor consumo de energia elétrica e proporcionar um ambiente mais seguro para os trabalhadores e para o empreendimento. Os resultados são reais e podem ser alcançados por todas as empresas”, pontua.
Todo o processo é gratuito para as indústrias - as consultorias serão custeadas pelo SEBRAE-PE, pela FIEPE e pela Prefeitura do Município. De acordo com o presidente da Ademig e secretário de Iluminação Pública, Tecnologia e Inovação de Igarassu, Alexandre Lira, a expectativa é alta, sobretudo devido aos resultados já alcançados na parceria anterior com as instituições. “Tudo isso resulta em empregabilidade na região. O município está investindo cada vez mais em educação profissional e eficiência energética, trazendo oportunidades para Igarassu como uma cidade sustentável e inteligente. Ser uma smart city é a nossa meta”, acrescenta.
ADESÃO – As indústrias de Igarassu interessadas em aderir ao “Mais energia, menos custos” podem entrar em contato com o SENAI-PE pelo e-mail diegoluiz.santos@sistemafiepe.org.br ou pelo WhatsApp (81) 99173.1441. Mais detalhes sobre o programa serão apresentados no próximo dia 30 de junho, no Innovation Day. O encontro será promovido pela Prefeitura de Igarassu, por meio do Hub de Inovação Canoa Grande, movimento que reúne diversos atores com o objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável do município.