Os animais de médio e grande porte, encontrados soltos em vias públicas de Igarassu, tanto no Sítio Histórico, quanto no trecho da BR-101 Norte que corta o município, serão apreendidos. No prazo de até cinco dias, o proprietário do animal deverá procurar a Secretaria de Meio Ambiente para emissão de guia para o pagamento das taxas previstas na Lei Municipal nº 2.819/2013, que começaram a ser cobradas a partir do dia dez deste de Abril.
O grande número de colisões envolvendo animais e veículos e os animais encontrados soltos no Sítio Histórico do município ressaltaram a importância de realizar uma campanha de conscientização dos moradores, além de aplicar a taxa de resgate do animal.
A solicitação ou denúncia para a remoção de animais pode ser feita por meio de dois canais. De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00 através do telefone (81) 3453-1447, e de domingo a domingo das 07h às 20h através do número (81) 99155-8446 e ainda (81) 99211-4881. Ao receber a informação, a Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu envia um caminhão boiadeiro com profissionais devidamente habilitados para realizar a captura e transporte do animal.
Ao serem capturados, os animais são encaminhados ao abrigo municipal onde, sob os devidos cuidados, ficam aguardando o resgate pelos respectivos proprietários. Na hipótese de não haver a retiradas dos animais, eles podem ser leiloados sobre hasta pública ou doado para uma instituição de caridade legalmente constituída.