No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a prefeitura de Igarassu anuncia à população as iniciativas da campanha "Igarassu sem LGBTfobia", por meio da distribuição de cartilhas e material audiovisual, com o objetivo de informar sobre os danos causados pelo preconceito. A gestão municipal destaca ainda a existência de duas leis locais que fortalecem o combate à discriminação.
Nessa data importante para a luta da comunidade, a Coordenadoria LGBT de Igarassu, da secretaria de Políticas Sociais, divulga a determinação sancionada nesta segunda-feira (15) que impede a contratação no setor público de pessoas condenadas por racismo e homofobia pela Lei Federal nº 7.716/89.
Além disso, a Lei municipal N° 3.282 prevê multa contra o crime de LGBTFOBIA, reforçando a prevenção e enfrentamento da intolerância à essa minoria. Essas iniciativas buscam criar um ambiente acolhedor para essa população, defendendo a diversidade sexual e de gênero na cidade.
COORDENADORIA LGBT DE IGARASSU:
O órgão existe desde 2013, sendo a única no Litoral Norte que opera oferecendo políticas públicas para essa população. Através da iniciativa que integra o programa “Me Chame Pelo Seu Nome”, que conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, o órgão realiza, periodicamente, mutirões de mudança de nome e gênero voltado à população transgênero da cidade e região; a última ação ocorreu nos dias 21 e 29 de janeiro em alusão ao mês da visibilidade trans.