Após o grave acidente com um caminhão-tanque no quilômetro 43 da BR-101, ocorrido na última quinta-feira (10), a prefeitura de Igarassu segue com uma operação de apoio técnico e social às famílias afetadas.
A equipe da secretaria da Cidade realizou uma vistoria técnica detalhada nos imóveis próximos ao local do incêndio. Um dos imóveis foi completamente destruído pelas chamas, e outros edifícios foram avaliados quanto a possíveis impactos causados pelo calor. Um prédio de um andar apresentou microfissuras em sua estrutura, e a orientação dos engenheiros foi a aplicação de gesso e o acompanhamento técnico da estrutura por até duas semanas. As demais edificações não tiveram contato direto com o fogo, mas sofreram danos em caixas d’água, que derreteram com o calor. A recomendação, nesses casos, foi o esvaziamento e substituição dos reservatórios.
Atualmente, as duas famílias que foram acolhidas no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN), em Saramandaia, retornaram às casas de parentes após o recebimento do Aluguel Social ontem (10). O benefício será mantido por tempo indeterminado até que haja condições de retorno seguro às moradias.
Ao todo, o levantamento inicial da prefeitura contabilizou sete residências afetadas, além de um comércio e dois veículos completamente destruídos. Algumas vítimas já acionaram o seguro das propriedades e veículos. O número de beneficiados do auxílio emergencial pode aumentar a depender da avaliação da equipe de engenharia da secretaria da Cidade.
Desde o ocorrido, uma força-tarefa municipal está mobilizada com equipes da Defesa Civil, secretaria de Políticas Sociais, Saúde e demais órgãos da prefeitura.
O Governo do Estado também esteve presente no local do acidente, oferecendo suporte técnico e ambiental com a atuação de profissionais da Vigilância Epidemiológica, Ambiental, CPRH, IBAMA e Polícia Rodoviária Federal.
A prefeita Elcione Ramos reforça que a gestão está comprometida em dar o suporte necessário às famílias atingidas.