Além de atendimento médico e realização de exames, a campanha procura dar destaque à importância das medidas preventivas
Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, uma doença que geralmente afeta os indivíduos do sexo masculino e que mata um homem a cada trinta e oito minutos no Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Atenta a isso, a prefeitura de Igarassu, com o apoio da secretaria de saúde, preparou diversas ações para este mês.
O evento de abertura da campanha municipal aconteceu no dia 10, sediado no Centro de Saúde do Homem, no bairro Rubina. Além da realização de medidas preventivas, como testes rápidos, houve uma palestra sobre o câncer de próstata. Na ocasião, estiveram presentes a prefeita professora Elcione Ramos, o vice-prefeito Amaury Henrique, o secretário Igor Morais gestores, vereadores e a população.
Além disso, nesta quarta-feira (17), a USF Redenção promoveu uma ação em alusão ao novembro azul que disponibilizou diversos serviços voltados à saúde do homem, como consultas médicas e odontológicas, testes rápidos (incluindo o de detecção da COVID-19) e corte de cabelo. No evento, a prefeita comenta sobre a importância de articular medidas como essa: “fico feliz em saber que não há ninguém internado aqui nesta unidade de saúde sofrendo dessa doença. Isso é fruto das medidas de prevenção, que não podem ser negligencidas, porque é através dela que evitaremos a intervenção do paciente quando a doença se encontra num estágio avançado”, — frisou a professora Elcione.
A campanha municipal seguirá com diversas ações ao longo do mês promovidas pela prefeitura, com atividades executadas especialmente nas unidades de saúde.
? FOTO: Ivonildo Pedro