Ação será realizada em trecho da Mata Atlântica e conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal, CIPOMA e da Guarda Municipal.
Visando promover a educação e consciência ambiental, a Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria e Agência de Meio Ambiente, realiza uma Caminhada Ecológica com várias de atividades, como: recolhimento de resíduos dispersos no decorrer do percurso (os participantes terão sacos de lixo e luvas) , integração, aquecimento com ginástica e instruções sobre alimentação saudável pelo professor de educação física Pablo dos Santos, e o plantio da árvore símbolo de Igarassu (Ipê-branco / Tabebuia elíptica) em Pau de Légua. A ação será acompanhada de agentes ambientais e dum caminhão caçamba que seguirá pelo trajeto; além disso, seguirá os protocolos de sanitização com o combate ao Coronavírus.
Todos os participantes receberão alimentação saudável e hidratação durante o percurso, sendo acompanhados por uma ambulância do SAMU; contarão ainda com a presença da Policia Rodoviária Federal (PRF) , da Guarda Municipal através do GDA – Grupamento de Defesa Ambiental e do CIPOMA – Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Igarassu, Patricia Amélia, a ideia é provocar o envolvimento da população quanto a importância da destinação correta dos resíduos. “Estamos conscientizando a relevância da preservação das faixas de Mata Atlântica Ciliar , a protetora das águas e também sensibilizar as pessoas quanto ao mês Outubro Rosa , que alerta para a importância de tratar o câncer de mama”, reforça a gestora.
A caminhada, em favor do meio ambiente, faz parte do programa “Igarassu Bem Cuidada” , e acontecerá neste sábado (23/10). A saída será às 7h da Praça de Cruz de Rebouças, tendo a culminância às 12h no Rio de Antônio Titio (Pau de Légua), com cerca de cinco quilômetros. Ao final do evento o público será contemplado com apresentações culturais. Além disso, a prefeita professora Elcione Ramos e o vice-prefeiro Amaury Henrique estarão presentes na Caminhada.
FOTO: Ivonildo Pedro