Semana da Consciência Negra com várias atividades e atrações em Igarassu

Postado em 23/11/2021

A programação acontecerá na Praça da Bandeira com horário a partir das 16h até às 22h

Igarassu comemora desta quinta (25) até o domingo (28/11), a Semana da Consciência Negra ofertando várias atividades práticas e reflexivas a respeito da cultura de pessoas pretas. O objetivo é construir um diálogo de resistência e valorização da identidade negra, trazer reflexões sobre os danos do racismo e fortalecer o empoderamento.

A programação vai acontecer na Praça da Bandeira, em frente à sede da prefeitura e com horário a partir das 16h até às 22h. Na agenda, está a feira de afroempreendedores com intuito de criar conexões entre pessoas inspiradoras, troca de experiências e oportunidade de desenvolver e melhorar os negócios. A Semana também promove rodas de diálogos e reflexão, apresentações culturais. O cantor Canibal efetuará participação nos debates, na gastronomia serão ofertadas as comidas de tabuleiro, como acarajé, tapioca e cocada. O evento também oferecerá desfile de moda na rua com mulheres negras e na programação de shows: batalhas de MC’s, Duo Repercuti de percussionistas, Cassio Oliveira (revelação no Rec Beat), Rala Coco Maria, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Afoxé Xôroké Talaxé que contará com a participação de Pedro Koia Koia, direto de Salvador, ele que é um dos puxadores dos Filhos de Gandhi.

A cidade dedica os quatro dias da iniciativa levantando pautas afirmativas e reafirmando as políticas públicas de igualdade racial no município.

Confira abaixo a agenda completa do evento:

I NOVEMBRO DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE IGARASSU

QUINTA-FEIRA 25/11

A IMPORTÂNCIA DE QUEBRAR O SILÊNCIO DO RACISMO

• 17H h PROF. MAGNO DIAS – PSICANALISTA E COACH DE RELACIONAMENTO
  • 17:30h MARIA CLAUDIA TAVARES – DIRETORA DE DIREITOS HUMANOS DE IGARASSU
    “O ENCACERAMENTO TEM COR? VIVÊNCIAS AFIRMATIVAS”
  • 18h CÍCERO ALVES COORDENADOR REGIONAL DO INSTITURO RECOMEÇAR

SEXTA-FEIRA 26/11

NARRATIVAS DA JUVENTUDE NEGRA

• 17h CARLOS MANOEL, JOVEM ATIVISTA DE IGARASSU

MÚSICA E LITERATURA COMO INSTRUMENTOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

• 17:30 CANIBAL, CANTOR, COMPOSITOR E ESCRITOR DE POP/ROCKBLACK MONEY, REFLEXÔES SOBRE O AFROEMPREENDEDORISMO

•  18h ANDERSON ODÉ, EMPREENDEDOR AFROCRIATIVO
  • 19h SUJISTÊNCIA – BATALHAS DE RAP
  • 20H CANTOR CÁSSIO OLI COM PARTICIPAÇÃO DE CANIBAL

SÁBADO 27/11

EMPODERAMENTO DA MULHER PRETA

• 17h FABRÍCIA PRAZERES, ASSISTENTE SOCIAL E EMPREENDEDORA LOCAL

REDES SOCIAIS, O PRECONCEITO REAL ASSUMIDO NA VIDA VIRTUAL

• 17:30 BRUNO RODRIGUES, BLOGUEIRO DO IGARASSU ORDINÁRIO

A NEGAÇÃO DE CRENÇAS A PARTIR DA COLONIZAÇÃO

• 18h JUSSARA KOURYH, ESCRITORA DA BAGAÇO DESIGN DESDE 1984, COM PUBLICAÇÕES DE ROMANCES, POESIAS, LITERATURA INFANTO JUVENIL, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.

IGARASSU EMPREENDE: PRIMEIRO DESFILE DE MODA DO CEFOPI

• 19h  DESFILE DE MODA COM ABERTURA DO “GRUPO CULTURAL RECRIARTE”, QUE IRÁ PERFORMAR “REIS DE OUTRORA”.
  • 21h MARACATU ESTRELA BRILHANTE

DOMINGO 28/11

EMPREENDEDORISMO DA MULHER PRETA E O MERCADO DE TRABALHO

• 17h KELINE SANTANA, DESIGNER EMPREENDEDORA LOCAL
  • 17:30h RILVA UCHÔA, EDUCADORA LOCAL

CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA

• 18h CHEF LU PASCARETTA, CONSULTORA DO SEBRAE NA ÁREA DE PANIFICAÇÃO, NUTRICIONISTA E PROFESSORA.

AS CANTORAS DA TERRA

• 19h GABI SHANTÊ