A cidade também recebe o título de "Capital da Capoeira"
Neste sábado (18), o Ginásio Jota Raposo se transforma em palco internacional, sediando a Copa Mundial de Capoeira, um evento que reúne 20 países. A entrada é gratuita, abrindo as portas da cidade para uma celebração global dessa rica manifestação cultural.
Igarassu, já reconhecida como "Capital da Capoeira" pelo Grupo Axé Capoeira, solidifica sua posição como referência global na arte marcial afro-brasileira. Este título é concedido em virtude da cidade abrigar uma verdadeira Universidade da Capoeira.
Na competição, os capoeiristas participantes passam por uma pré-seleção para depois competirem no "Volta do Mundo – Bambas", a maior competição de capoeira do mundo, no Rio de Janeiro - RJ, na Arena Olímpica.
O vencedor do torneio será agraciado com um prêmio de 5 mil reais, enquanto o segundo colocado receberá a quantia de 2 mil reais, e o terceiro lugar será premiado com 500 reais. Além do valor em dinheiro, o primeiro lugar leva para casa um troféu, enquanto os demais competidores ganham medalhas em reconhecimento ao seu desempenho na competição.
Essa competição conta com capoeiristas dos seguintes países, além do Brasil: Canadá, Catar, Estados Unidos, México, Turquia, Rússia, Cazaquistão, Colômbia, Bolívia, China, Japão, Angola, República do Congo, Alemanha, República Tcheca, Hong Kong, Bélgica, Portugal e Peru.
Contando com o apoio da gestão municipal, a Copa é organizada pelo Grupo Axé Capoeira, Mestrando Barrãozinho, Aurinha de Jesus e pelo presidente e fundador do grupo, Mestre Barrão.
FOTO: Divulgação